evite-erro-ao-limpar-porcelanato

10 Maiores Erros que você não pode cometer ao limpar porcelanato e como evitar!

Se você instalou o porcelanato em seu imóvel e agora está diante do desafio de limpar o porcelanato sem danificar seu brilho, você está lendo o post correto.

De fato, 80% dos chamados em nosso Call-Center, são de pessoas que procuram ajuda para limpar porcelanato ou desejam uma solução para corrigir um problema gerado pelo uso incorreto de produtos.

Portanto, antes de sair por aí comprando todos os produtos na prateleira de um supermercado ou fazer misturas caseiras, entenda que os porcelanatos precisam de cuidados especiais na hora da limpeza para prolongar sua beleza natural.

Separei para você informações valiosas, experiências malsucedidas recebidas em nosso Call Center e vou te contar quais são os 10 maiores erros que você não pode cometer ao limpar porcelanato. Meu nome é Vilmar Laureano – CEO da Produtos Que Resolvem®, leia este post até o final e saiba as dicas que disponibilizo aqui com exclusividade.

Maiores Erros cometidos ao Limpar Porcelanato

O uso de produtos incorretos pode ocasionar o que chamamos de “ataque químico”. Os Ataques Químicos em porcelanatos correspondem a 80% dos chamados em nossos canais de atendimento e poderiam ser evitados. Quanto maior o brilho de um porcelanato, mais sensível é, e maior deverá ser o cuidado na hora de limpar o porcelanato.  Vamos aos erros:

1 - Esguichar produtos diretamente sobre o porcelanato

Ao limpar o porcelanato é muito comum as pessoas esguicharem e lançarem produtos químicos diretamente sobre o piso. Jamais lance produtos diretamente sobre o piso, mesmo produtos destinados à limpeza deste piso. Use produtos adequados para limpar porcelanato e faça a diluição na água utilizando um balde antes de lançar sobre o piso.

2 - Uso de produtos do tipo limpa alumínio mancham o porcelanato

Os produtos do tipo limpa alumínio possuem ácido fluorídrico em sua formulação e atacam quimicamente todos os tipos de porcelanato. Basta segundos de contato com o porcelanato para mancha-lo. Nossa dica é para você abolir este produto de sua casa, pois em um momento ou outro o acidente poderá ocorrer. Inevitavelmente a solução para este tipo de ataque é o polimento profissional do porcelanato.

3 - Uso Veja ou outros tipos de Multiuso danificam o piso de porcelanato

Muitos chamados em nossos canais de atendimento são para manchas causadas na cozinha pelo esguicho direto no piso. Estes produtos são alcalinos, fortemente desengordurantes, e por isso mancham alguns porcelanatos polidos quando entram em contato direto.  A solução para este tipo de ataque é o polimento profissional, fique atento, use detergentes neutros próprios para limpar porcelanato.

4 - O uso de produtos do tipo Limpa Pedras para fazer limpeza pós obra danificam de forma irreversível os porcelanatos, especialmente os polidos

Os produtos do tipo Limpa Pedras são ácidos, agridem e retiram o brilho dos porcelanatos. Muitas pessoas tentam fazer a limpeza pós obra do porcelanato, ou quando está encardido, usando os ácidos para limpeza de pedra. Basta um contato mínimo e este tipo de produto remove o brilho do piso e causa mancha no porcelanato. Mantenha seu piso longe dos produtos do tipo limpa pedras ao limpar porcelanato.

evite-erro-ao-limpar-porcelanato

5 - Usar Sabão e Pó e "deixar agir" para limpar o porcelanato

Erro muito comum, é aplicação da mistura de sabão em pó sobre o porcelanato, espalhada sobre o piso e, as pessoas deixam “agir” para limpar o porcelanato, ou seja, a mistura permanece ali por um período de tempo superior a 5 minutos.

Temos disponível no mercado dezenas de composições químicas diferentes para o sabão em pó. Este produto possui componentes químicos e tecnologia ideal para lavar roupas, porém agressivos ao porcelanato, em especial os polidos e escuros.  O contato prolongado causa manchas esbranquiçadas.

Evite as manchas brancas, não use, ou remova a mistura logo após esfregar, e certifique-se de que não ficou nenhum resíduo do sabão sobre o piso.

6 - Limpar porcelanato com vinagre causa redução de brilho

O que mais se vê pela internet são dicas de misturas caseiras, feitas de vinagre, para limpar o porcelanato e seu rejunte.  As misturas caseiras não conferem qualquer controle de qualidade, você arriscaria submeter seu piso à uma mistura caseira ao invés de confiar em empresas que possuem estudo e tecnologia para isso?

Limpar porcelanato com mistura de vinagre não garante segurança para ninguém, e nos casos recebidos por nosso Call-Center temos cases onde ocorreu a perda gradativa do brilho. Portanto confie em na tecnologia de empresas que desenvolvem produtos específicos para limpar porcelanato ao invés de arriscar o resultado de misturas caseiras.  

7 - Usar Água Sanitária na hora de fazer a desinfecção e limpeza do porcelanato

Água sanitária também é campeã em desbotamento de porcelanatos, principalmente os escuros. Há clientes que usam 1 colher de água sanitária em um balde de água para passar o pano úmido e obter uma assepsia nos imóveis que possuem animais domésticos, neste caso funcionam bem pois água sanitária é bactericida. Mas jogar água sanitária diretamente sobre o piso ou aplicar em diluições altas, também mancha o porcelanato.

8 - Limpar porcelanato com detergente de cozinha

Este erro é bem comum e pode encardir os porcelanatos polidos claros. A formulação do detergente de cozinha, mesmo que neutro, possui aditivos desengordurantes e muitas vezes os detergentes de cozinha são pigmentados (coloridos) e podem encardir ao limpar o porcelanato. Ao usar detergentes, escolha um detergente incolor próprio para limpeza de porcelanato, com tecnologia desenvolvida para isso, e use diluído segundo a recomendação do fabricante.

9 - Limpar porcelanato com o pano excessivamente úmido

Aplicar pano úmido diretamente no porcelanato, sem antes ter removido toda a sujeira e poeira é um erro comum. Este erro não danifica o porcelanato diretamente, mas encarde o rejunte do piso. Explico, aplicar o pano excessivamente úmido, sem antes limpar o piso, simplesmente vai empurrar a sujeira do piso para as canaletas dos rejuntes. O rejunte vai encardir. Se isso aconteceu, não se apavore, use técnicas para limpar o rejunte do porcelanato.

10 - Usar esponjas ou acessório ásperos danificam na hora da limpeza

Os acessórios usados na limpeza são grandes causadores de riscos nos porcelanatos Supergloss e Polidos. Muito comum as pessoas usarem o produto correto, mas pecarem na hora de escolher o acessório e danificam o porcelanato com espojas verdes e vassouras impróprias. Quando falamos de limpar porcelanato Supergloss ou Polidos, os acessórios corretos são o mop de cerdas sintéticas para varrer e o pano de microfibra para passar um pano úmido evitando arranhões e perda de brilho. Demais porcelanatos são menos sensíveis.

Então como limpar porcelanato em uma faxina diária?

Agora que você sabe os erros básicos que não pode cometer ao limpar porcelanato, vou te falar sobre como fazer a limpeza diária sem haver risco de danificar o brilho do piso.

Essa regra vale para todos os tipos de porcelanato, sejam eles acetinados, amadeirados, esmaltados ou foscos, mas principalmente os porcelanatos polidos, e supergloss. Confira os passos:

  1. Varra o piso com uma vassoura de pelos macia, mas o mais indicado é o uso do Mop Pó de cerdas sintéticas. O mop com cerdas sintéticas tem a capacidade de “atrair” e reter a poeira sem arranhar o piso. Algumas pessoas usam o aspirador de pó que funciona muito bem, também.   Mantenha o piso livre de poeira e previna arranhões.

    comprar-mop-po-limpeza-porcelanato-liquido

  2. Faça uma solução usando um detergente próprio para porcelanato, geralmente na proporção de 1:20 (uma parte de produto em 20 partes iguais de água). Depois, você vai passar na superfície com a ajuda de um pano de microfibra. Como foi dito anteriormente, não aplique o produto diretamente no piso.

Essa é a manutenção diária, com este procedimento seu piso ficará limpo e manterá suas características sem o risco de danificar. Saiba mais como limpar porcelanato.

Espero que você tenha entendido como limpar porcelanato sem danificar o brilho. Agora é com você! Siga nossas dicas e facilite o seu dia a dia. Não deixe de navegar em nossa loja e verificar os produtos indicados neste Post para você.

contato-produtos-que-resolvem

Postado por: Vilmar Laureano - CEO da Produtos Que Resolvem ®