como-dar-brilho-em-granito-marmore-quais-produtos-usar

Como dar brilho e limpeza em granito e mármore e quais produtos usar?

Apesar de excelentes como aplicações ornamentais e revestimentos, pedras naturais como mármore e granito devem ter certos cuidados para que sua estética e durabilidade sejam preservadas.

Anteriormente em nosso blog, demos dicas importantes sobre conservação e práticas que podem prejudicar bancadas e pisos destes materiais, bem como, maneiras eficientes para protegê-los, preservando assim, sua aparência natural e sempre nova.

As duas maneiras de obter o brilho nestas pedras:

  1. Brilho Natural - Polimento e Tramento profissional. O polimento irá tornar a pedra como um espelho e ela irá brilhar naturamente. Vantagem: Duradouro se receber manutenção correta, Desvantagem: Custo elevado
  2. Brilho Artificial - Aplicação de Ceras. A aplicação de ceras pode ser feita domésticamente. Vantagem: Baixo Custo, Desvantagem: Requer manutenção contínua

As dicas a seguir podem ser usadas nos granitos e mármores, polidos ou encerados, aumentando o brilho e durabilidade do piso. Então vamos lá, leia até o final e saiba todas os macetes!

Limpeza e manutenção diária para conservar o brilho do granito

Sempre que possível evite a limpeza molhada, use um Mop Pó para remover as partículas suspensas e fazer a limpeza diária do mármore e granito. O Mop Pó recolhe as partículas e evita a abrasão e riscos do piso durante o tráfego. Outro ponto importante para que o mármore e granito permaneçam sempre impecáveis é o uso de produtos específicos para estes tipos de pedras é que irão garantir sua boa aparência e resistência contra manchas e degradações.

Para remover sujeiras resistentes, o ideal é utilizar detergente neutro indicado para uso em pedras, pois de maneira eficaz remove impurezas sem agredir o brilho ou cor do material, além de próprio para ambientes externos e internos, e até mesmo pisos encerados.

Após limpos e secos estes materiais devem ter um detalhe extra como cuidado, isto é, o impermeabilizante para mármore e granito, assim é possível que líquidos como óleo, vinho, café, refrigerante, e etc., não causem manchas de difícil remoção.

Para finalizar a limpeza, a cera para polimento de pedras ou detergentes que limpam e dão brilho ao mesmo tempo, vamos lá, vou te explicar melhor:

Como dar Brilho no granito e mármore polido ou encerado?

Saber escolher o produto correto para manutenção do brilho é o "pulo do gato"  para manter o briho sem embaçados. A escolha correta faz toda a diferença para o resultado final, pois favorece brilho e luminosidade, deixa aparência bonita e bem cuidado, contando também com a vantagem que, produtos de qualidade, possuem a inovação de não deixar o local escorregadio, o que é fundamental quando aplicado em pisos. As ceras mármore e granito podem ser encontradas específicas para bancadas ou pisos. 

De acordo com a tonalidade do material, pode-se encontrar produtos específicos para cores claras e escuras, tornando os cuidados com a estética do mesmo mais precisa e eficiente.

Outras dicas Importantes:

  • Mantenha seu granito longe dos produtos do tipo: Limpa alumínio, Vinagre ou limpa pedras ácido;
  • Mesmo impermeabilizado, caso você derrube algo sobre a bancada ou o piso de granito, é recomendado que você faça a limpeza na hora;
  • Proceda anualmente a limpeza profunda com detergentes para remoção de cera e a impermeabilização da pedra.

Faça a manutenção de suas superfícies de mármore e granito da maneira correta. Visite nossa loja e encontre mais produtos ideais para facilitar a limpeza do dia a dia.