cera-para-granito

Como escolher a cera para granito correta e 4 dicas importantes para aplicar

Existem diversos tipos de cera para granito para que você imponha brilho tanto nas bancadas quanto pisos.

Porém, vale ressaltar que essas ceras não são as mesmas. A cera indicada para abrilhantar uma bancada é diferente das ceras para piso. 

Por isso, no artigo de hoje eu vou te dar algumas dicas sobre como escolher e aplicar a cera correta para o seu granito.

Então vamos lá, leia até o final e saiba todos os macetes!

Ceras para granito - O que preciso saber sobre elas

O granito é uma pedra muito resistente e, portanto, bastante utilizada nas bancadas da cozinha, banheiro e também nos pisos.

Embora seja uma pedra muito dura, quando é polida, para manter o brilho você precisará ter alguns cuidados especiais na hora de fazer a manutenção desse tipo de material.

Neste ponto a cera para granito é recomendada para manter o brilho natural do revestimento, além de facilitar a sua limpeza.

Além disso, na bancada, por exemplo, sempre existe contato com produtos químicos do tipo sabão, shampoos, bebidas e outras misturas que podem impregnar e manchar a superfície com o passar do tempo.

Portanto, ao escolher a cera corretamente, você vai criar uma camada protetora no granito, conservando-o protegido e bonito por mais tempo.

Posso usar a mesma cera na bancada e no piso de granito?

O ideal é que você compre ceras próprias, tanto para bancadas, como para os pisos. São ceras distintas, entenda!

Por mais que seja o mesmo material, as ceras dessas superfícies possuem tecnologia e formulação diferentes.

Isso porque, as ceras para bancadas de granito geralmente formam camadas mais espessas e podem se tornar escorregadias e por isso não são recomendadas para serem utilizadas no piso.

Para gerar um brilho intenso as ceras para bancadas normalmente são em pasta. Com alto poder de impregnação e geralmente requerem lustro após aplicação.

Este tipo de cera não é indicado para piso para que não tenha a possibilidade de alguém passar pelo local e se machucar, por conta do chão ficar muito liso.

Por isso, as ceras para pisos de granito geralmente são liquidas e possuem formulação especial e se tornam antiderrapantes após aplicação. Possuem formulação especial, algumas com Nanotecnologia que possuem alto poder de penetração e fixação no piso.

Como pode perceber, existem ceras adequadas para cada tipo de granito e depende de onde ele foi instalado. Escolhendo a cera correta, você garante o brilho desejado e evita que o local fique manchado ou escorregadio.

4 Cuidados importantes que preciso ter na hora de limpar e dar brilho no granito.

O tratamento ideal e completo para o granito é dividido em 4 etapas:

  1. Limpeza profunda - anualmente remova as ceras velhas usando detergentes alcalinos com alto poder de limpeza, mas sem risco de danificar a superfície. Em seguida:

  2. Impermeabilização para proteger a pedra contra manchas causadas por líquidos, para então:

  3. Aplicação da cera ideal para o granito e obter a proteção adicional e o brilho desejado;

  4. Limpeza e manutenção com detergentes neutros especialmente desenvolvidos para granito, desta forma o piso se manterá limpo sem perder o brilho.

O ideal, é que uma limpeza básica seja feita todos os dias ou pelo menos uma vez por semana, para que dessa forma, não ocorra o acúmulo e nem a proliferação de sujeiras.

Para limpar, basta que você utilize água, um detergente neutro, esponja ou pano macio. Com esses itens você já consegue fazer a manutenção correta.

Outras dicas Importantes:

  • Mantenha seu granito longe dos produtos do tipo: Limpa alumínio, Vinagre ou limpa pedras ácido;
  • Mesmo impermeabilizado, caso você derrube algo sobre a bancada ou o piso de granito, é recomendado que você faça a limpeza na hora;
  • Proceda anualmente a limpeza profunda e a impermeabilização indicada anteriormente.

Espero que você tenha entendido como escolher a cera para granito e quais cuidados são necessários para esse tipo de material. São 10 anos de experiência, usando e testando produtos para obter bons resultados. Confira abaixo algumas produtos que podem te ajudar nesta tarefa.

Postado por: Vilmar Laureano - CEO da Produtos Que Resolvem ®

_____________________________________________________________________________________

Cera para piso de granito

_____________________________________________________________________________________

Cera para bancada de granito