como-lavar-seu-carro-corretamente

Fazer a lavagem cotidiana de um automóvel pode parecer simples, no entanto, lavar seu carro corretamente, mantendo-o livre de sujeiras, bem como, manchas e arranhões, requer alguns cuidados básicos.

Para garantir que não só a lavagem seja adequada, mas que nenhuma prática indevida prejudique a pintura do veículo, vale conferir algumas regras básicas que te ajudarão a lavar seu carro sozinho e ter o melhor resultado. Veja a seguir:

Use os produtos corretos

Hoje é possível encontrar com facilidade produtos específicos para cada parte do carro que, assegurem a conservação do material e também sua limpeza. Jamais utilize produtos de limpeza domésticos, pois estes podem causar manchas, e resultar em um verdadeiro prejuízo.

A esponja a ser usada igualmente deve ser específica para lavagem automotiva, do contrário, além de não remover toda a sujeira, idem pode causar arranhões na superfície do verniz.

Para realizar a secagem, evite tecidos sintéticos e, ao invés destes, opte por toalhas de algodão ou microfibra.

Nada de lavagem ao sol

Ao lavar seu carro sozinho, é muito importante antes retirá-lo do sol, isso pois, o calor pode fazer com que o shampoo ou a água seque precocemente, provocando manchas no local.

Da mesma forma, deixar o veículo esfriar totalmente, é capaz de precaver contra este tipo de problema, bem como as rodas, uma vez que, choque com a água fria pode provocar o empenamento.

Lave o carro por parte

Comece de cima para baixo com a pressão da água moderada, assim é possível tornar a limpeza mais prática e aproveitar melhor o uso dos produtos. O mesmo se aplica para os vidros, capô, tampa e traseira.

A parte inferior delimitada por borrachões pede um pouco mais de atenção, dado que, costuma acumular sujeiras um pouco mais difíceis para a remoção.

Já as rodas, as esfregue com uma escova de cerdas macias, sempre utilizando produtos específicos para este tipo de limpeza.

Secagem

Após lavar seu carro, é fundamental que este permaneça abrigado do sol.

Para o secar, use uma toalha de algodão ou microfibra, arrastando-a levemente sobre a superfície do automóvel.

Limpeza interior

Limpar o carro internamente é igualmente indispensável e, para realizar este serviço, você pode utilizar um aspirador de pó. Os tapetes por sua vez, devem ser retirados e lavados a parte com sabão.

Com estes cuidados, assim como ter uma lavagem mais eficiente do automóvel, é possível garantir que nenhuma prática indevida venha riscar, manchar, ou não higienizar devidamente seu veículo. E, se quiser saber mais informações práticas e úteis como estas, visite nosso blog e saiba mais.