como-limpar-tirar-esbranquicado-porcelanato-imita-madeira

Como fazer a Limpeza Pós Obra e tirar o esbranquiçado no Porcelanato amadeirado?

Porcelanatos que imitam madeira conferem aconchego e elegância ao ambiente. Por este motivo são cada vez mais utilizados em áreas Gourmert, detalhes em parede, piscinas, decks e muito mais. Porém após sua instalação, ainda na obra, os porcelanatos amadeirados tendem a ficar esbranquiçados com aspecto opaco, muito diferente da tonalidade exibida na loja.

O problema da perda da tonalidade ocorre após o revestimento ter contato com cimento e argamassa usadas na obra.  Por desconhecimento muitas revendas não sabem instruir os clientes como resolver esta situação e isso acaba virando um grande problema.

Nesse post preparei tudo que você precisa saber sobre como fazer a limpeza pós obra do porcelanato amadeirado e os principais macetes para recuperar a tonalidade original deste tipo de revestimento.Vamos lá!

Detalhes que preciso saber antes de fazer a limpeza pós obra no porcelanato que imita madeira.

Existem no mercado diversos tipos de porcelanatos que imitam madeira. Os mais comuns são:

  • Porcelanatos rústicos (ásperos ou formados por sulcos);
  • Porcelanatos esmaltados (lisos e brilhantes)

Já os rejuntes usados podem ser os mais diversos, tais como: Rejunte Argamassa, Flexível, Resinado, Acrílico ou o rejunte Epóxi. A combinação destes tipos de porcelanatos com os rejuntes vai gerar diferentes modos de limpeza. Seja qual for a combinação de sua casa, vou te ensinar como resolver este problema.

Então, antes de iniciar a limpeza eu preciso saber o seguinte:

  1. Qual o tipo de porcelanato amadeirado foi instalado em minha casa?
  2. Qual rejunte foi usado na instalação?

Após a obra, cada um deles irá exigir uma forma de limpeza e um processo diferente para restauração da tonalidade.

Posso usar qualquer produto para fazer a limpeza pós obra no porcelanato amadeirado?

Este tipo de porcelanato se desbota com uma facilidade incrível, portanto não recomendamos uso de qualquer produto disponível no mercado. Fizemos alguns testes e realmente este tipo de revestimento se desbota. A escolha do produto e diluição vai depender diretamente do tipo de porcelanato e qual a incidência de sujeira:

Montei abaixo uma tabelinha que vai te ajudar nesta limpeza, Veja:

tabela-produto-limpar-porcelanato-amadeirado-imita-madeira

Alguns porcelanatos rústicos que imitam madeira, como por exemplo o tipo Terracotta, podem vir com uma cera protetora para evitar danos durante o transporte. Normalmente veem na cor branca, como se fossem umas bolinhas de chicletes entre as peças. Se o seu porcelanato veio com este tipo de proteção, a remoção completa somente é obtida usando um produto alcalino, neste caso indicamos o Detergente Ultra Stripper.

"Pulo do Gato" - Mesmo depois da limpeza pós obra, o Porcelanato que imita madeira continua opaco e esbranquiçado. O que devo fazer?

É inevitável, mesmo fazendo uma boa limpeza pós obra, o porcelanato amadeirado tende a ficar esbranquiçado ou opaco. Mas tenha calma, agora vou indicar o “pulo do gato” para restaurar a tonalidade igual à cor original. Vamos lá:

Após a limpeza, aguarde que o revestimento e rejuntes sequem por 24hrs e então você deverá fazer a aplicação de um impermeabilizante tonificador. O impermeabilizante confere proteção ao piso e restaura a cor e tonalidade original.

Utilizando um rolo de espuma, aplique em duas demãos no intervalo de 1 hora entre cada uma delas, uma fina camada do Impermeabilizante Tonificador Idea XC, e pronto!

O impermeabilizante terá um rendimento aproximado de 10m2 por litro, quando aplicado no porcelanato rústico. O local estará livre para circulação de pessoas cerca de 3 horas após a última demão

limpeza-porcelanato-imita-madeira-amadeirado-esbranquicado

Para quem é mais exigente, e deseja uma tonificação ainda mais intensa, utilize o impermeabilizante Proteção+Cor.

Para quem deseja economia e um bom custo X benefício, utilize o impermeabilizante Hidrofuga Color.

Este último procedimento, aplicação do impermeabilizante ativador de cor, não é indicado para porcelanatos esmaltados.

Infelizmente os revendedores do porcelanato que imita madeira não sabem indicar como fazer a limpeza pós obra e corrigir a tonalidade deste tipo de revestimento. Siga as dicas acima e elimine sua dor de cabeça.

Vantagens:

  • Fácil de usar, faça você mesmo(a);
  • Remove o esbranquiçado e restaura a cor original;
  • Baixo custo, qualquer pessoa consegue um ótimo resultado sem a necessidade de contratar um profissional;
  • Este procedimento pode ser aplicado em todo tipo de ambiente, não altera características do piso e não deixa o piso escorregadio.

 Outras dicas Importantes:

  • Durante a obra, evite que o pedreiro deixe excessos ou névoa do rejunte sobre o porcelanato amadeirado;
  • Antes de fazer a limpeza e restauração de todo o piso, faça o processo completo em uma ou duas peças. Assim você poderá fazer as experiências e verificar o resultado;
  • Evite excessos do impermeabilizante durante a aplicação;
  • Havendo dúvidas, consulte nossa equipe de suporte técnico.

Saiba mais, veja no vídeo:

Faça você mesmo, basta usar as dicas deste post sobre de como fazer a limpeza pós obra no porcelanato amadeirado e restaure a cor e tonalidade originais deste piso. Coloque a mão na massa sem a necessidade de contratar um profissional. Experimente e conte para a gente o resultado em sua casa, assim você contribui e ajuda outras pessoas!

Postado por: Vilmar Laureano - CEO da Produtos Que Resolvem ®

_____________________________________________________________________________________

Confira produtos usados para fazer este Post

Outros tonificadores que podem ser aplicados para restaurar a cor