Aprenda como fazer o Equilíbrio Químico da Piscina

Para haver uma piscina limpa, transparente e cristalina, antes de aplicar os produtos de limpeza é necessário que a água esteja equilibrada quimicamente de forma que os produtos para piscina possam fazer o efeito desejado.

Não existe uma piscina cristalina sem a aplicação de produtos para limpeza da água, e os produtos para piscina não fazem efeito se a água estiver com o pH e Alcalinidade Total desequilibrados.

passo-a-passo-limpeza-pisicna

Então, antes de fazer o tratamento da água de uma piscina é necessário realizar o equilíbrio químico da água, gerando economia de produtos e um bom resultado final. Nesse Post, vou te explicar tudo que você precisa saber na hora de fazer o equilíbrio do pH e Alcalinidade Total da piscina. Vamos lá!

Quais parâmetros devo controlar para ter uma piscina equilibrada e saudável?

Como falei, em qualquer piscina, devemos controlar dois parâmetros principais:

  • Alcalinidade Total
  • pH

 A Alcalinidade Total é a capacidade que a piscina tem de neutralizar ácidos presentes na água, consequentemente é a capacidade de manter o pH da piscina estável. Sem o controle da Alcalinidade Total não é possível manter equilibrado o pH da piscina.

O pH é o parâmetro usado para determinar o nível de acidez da água. O pH determina se a água da piscina está ácida, neutra ou se está alcalina. O controle do pH da água da piscina, na verdade sua acidez, é fundamental para a qualidade da água e também para a durabilidade da piscina e seus equipamentos de uma forma geral.

O nível de Alcalinidade Total recomendado deve estar entre 80 e 120ppm. Se estiver diferente disso, haverá dificuldade em manter o pH equilibrado e a cor da água também é alterada, ou seja, ela passa a ficar turva, esverdeada e imprópria para o uso. Já o pH é indicado que esteja equilibrado entre 7,2 e 7,6.

equilibrio-quimico-ph-alcalinidade-piscina

Como equilibrar e corrigir os parâmetros da piscina?

É impossível fazer o tratamento da água de piscinas com os parâmetros de Alcalinidade Total e pH fora do estabelecido pelas normas de qualidade, caso adicione na água produtos, sem antes avaliar que estes parâmetros estejam equilibrados, os produtos podem não fazer o efeito desejado e você estará desperdiçando tempo e dinheiro. Para medir estes parâmetros você deve usar os Kits de Testes e Medidores.

Ao utilizar os kits de Teste de pH e Kit de Alcalinidade Total, caso estejam fora, você pode fazer a adequação desses parâmetros com os seguintes produtos:

produtos-para-equilibrio-quimico-da-piscina

Geralmente, tanto a Alcalinidade Total quanto o Ph tendem a desregular para baixo, isso mesmo se tornam baixos e precisam ser elevados. Mas fizemos uma tabela prevendo todas as situações. Siga as orientações na hora de fazer  estes ajustes:

como-ajustar-ph-alcalinidade-piscina

Após o Equilíbrio do pH e Alcalinidade Total devo fazer o tratamento e Sanitização da Piscina?

Sim, após equilibrar a Alcalinidade e o Ph da água, devemos fazer o tratamento eliminando bactérias, microrganismos e materiais orgânicos nocivos à saúde que podem estar presentes na água de sua piscina.

Há pessoas que ainda fazem o tratamento convencional, com cloro, no entanto este tratamento traz enormes prejuízos para a saúde. Irritações nos olhos e pele, alergias, cabelos quebradiços e muito mais. Eu recomendo o tratamento sem cloro.

O M20 e o MPlus trazem uma alternativa ao tratamento químico convencional para piscinas, com um diferencial, são muito mais saudáveis por serem isentos de cloro em sua composição, entregando uma grande propriedade antimicrobiana e sanitizante, são ideais para a desinfecção de água de piscinas. Vale a pena dar uma olhada.

Limpeza Estética da Piscina, quais produtos usar?

Após equilibrar os parâmetros de pH e alcalinidade, fazer o tratamento químico de sua piscina, a água ainda pode não estar cristalina e a piscina esteticamente não tão bonita quanto você espera, para isso indicamos produtos que servem para dar aquele toque final e deixar a sua piscina linda, com a água saudável e cristalina, pronta para usar!

Geralmente a decantação, filtragem, aspiração são os próximos passos. Vou deixar no final deste Post uma série de produtos indicados para limpar esteticamente a piscina. Mas não vou aprofundar neste assunto, pois não é o tema central desta matéria.  

Concluindo, exatamente por todos estes fatores, é importante você manter periodicamente o controle e tratamento de sua piscina. Isso vai te poupar tempo, evitar danos nos componentes dela e, acima de tudo, a manutenção vai gerar economia de produtos. Lembre-se que os processos de limpeza são necessários e se interagem, interferindo um ao outro.  Mantenha a piscina limpa e equilibrada quimicamente e poupe dinheiro. Até a próxima!

Postado por: Vilmar Laureano - CEO da Produtos Que Resolvem ®

_____________________________________________________________________________________

Kits para controle e equilíbrio químico da piscina

_____________________________________________________________________________________

Produtos para Sanitização da Piscina sem Cloro

_____________________________________________________________________________________

Produtos para Limpeza Estética da Piscina