como-usar-cera-para-porcelanato

Cera para Porcelanato: Devo Usar?

Utilizar a cera para porcelanato pode ser a primeira opção que vem à cabeça na hora que queremos aumentar o brilho deste tipo piso, mas fique atendo, não é todo tipo de porcelanato que é indicado para receber cera. 

Nesse post preparamos dicas e recomendações para o uso correto da cera neste tipo revestimento.

Vamos lá!

Cera para Porcelanato: O que eu preciso saber?

Saltos, mobílias que são arrastadas, objetos que caem no chão, o próprio transito das pessoas, acabam por arranhar, desgastar e tirar o brilho do piso com o passar do tempo.

A principal função da cera para porcelanato é melhorar o aspecto do piso, deixando-o brilhante, além de manter uma camada protetora contra o desgaste causado pelo trânsito das pessoas pela casa.

Por conta disso, muitas pessoas pensam na cera para porcelanato como uma solução para restaurar o brilho deste tipo de piso, mas não é bem por aí, entenda melhor lendo este post!

Posso usar cera em todos os tipos de porcelanato? Leia até o final deste Post.

Se você ainda não sabe, temos mais de um tipo de porcelanato no mercado, e, saber qual deles foi utilizado em cada ambiente da sua casa, é a primeira informação que você precisa ter antes de pensar em usar a cera. Leia até o final deste post e veja dicas incríveis.

Confira os principais tipos existentes:

  • Polido
  • Acetinado
  • Esmaltado
  • Rústico

Com certeza, o piso de porcelanato em sua casa é desses tipos citados acima.

A boa notícia é: em todos os tipos é permitido o uso de cera, exceto no porcelanato polido.

A má notícia é: grande parte das pessoas procuram por ceras para aumentar o brilho do porcelanato polido, que já possui um brilho natural, é extremamente liso e, portanto, a cera não possui aderência e fixação.

Para aumentar o brilho dos porcelanatos polidos, os especialistas do setor, recomendam no máximo utilizar os detergentes para porcelanato 2 em 1 , que promovem limpeza e brilho ao mesmo tempo.

Nos outros tipos de porcelanato, a cera consegue uma fixação razoável, garantindo o ligeiro aumento brilho e a durabilidade extra para a superfície.

Todo tipo de cera que promete brilho ao porcelanato pode ser usada?

As ceras para porcelanato geralmente possuem formulação especial, pois precisam ter boa aderência, mas não podem formar camadas espessas ou manchar o piso. Evite comprar marcas desconhecidas ou produtos muito baratos, pois geralmente não possuem este tipo de tecnologia.

Opte por produtos solúveis em água, que devem ser diluídos de acordo com o desgaste ou quantidade de brilho que se deseja no piso. A aplicação deve ser feita com acessórios macios e sem deixar excessos.

Uma dica excelente é a Cera Especial LP da Pisoclean, um produto com boa fixação, concentrada, alto rendimento e fácil aplicação.

Qual o modo correto de aplicar a cera para porcelanato?

Aplicar corretamente a cera para porcelanato é o principal fator para ter uma boa fixação, brilho e durabilidade, siga os seguintes passos:

  1. Escolha uma cera de boa qualidade e tecnologia apropriada;
  2. Prepare o piso para receber a cera. Limpe com detergentes alcalinos que irão remover as sujeiras impregnadas e ceras velhas, se houver;
  3. Siga as instruções e o modo de usar especificados pelo fabricante no rótulo do produto;
  4. Para fazer a diluição em água, leve em consideração o desgaste do piso;
  5. Use um aplicador de cera apropriado, sem deixar excessos. Faça aplicações cruzadas para cobrir uniformemente o piso.

Outras dicas Importantes:

  • Não aplique ceras em áreas externas, pois elas tendem a ficar amareladas devido ao sol;
  • Dê preferência para aplicar a cera para porcelanato em dias quentes e retinja o tráfego de pessoas no local por no mínimo 3 horas. O arraste de coisas pesadas deve ser feito somente após 72 horas.
  • Após usar cera, aplique feltros nos pés dos móveis.

Faça você mesmo. Seguindo todas essas recomendações, com certeza o uso da cera para porcelanato só vai garantir muito mais beleza para o piso da sua casa e a vida útil será estendida por muito mais tempo. Te espero nos próximos posts com ainda mais dicas!


Postado por: Vilmar Laureano - CEO da Produtos Que Resolvem ®

_____________________________________________________________________________________

Confira os produtos testados e citados neste Post