como-fazer-polimento-de-porcelanato

Porcelanato manchado, devo fazer o polimento?

Se você está lendo este post é porque está com problemas de mancha ou arranhões no porcelanato e não sabe como resolver. 

E não é para menos, existem muitos produtos de limpeza, alguns usados diariamente em nossas casas,e que podem causar manchas irreversíveis no piso de porcelanato. O grande problema é que nem sempre sabemos e, pior, muitas vezes as secretárias e diaristas também não sabem e acabam danificando o piso.

Quer exemplos? Veja, Limpa Alumínio, Limpa Pedras, todos estes produtos causam danos e tiram o brilho de porcelanatos, especialmente os porcelanatos polidos.

Perder o brilho e a cor do piso de porcelanato é o mesmo que perder o próprio piso em si.

Mas calma, você não precisa ficar desesperado e nem achar que precisa gastar caríssimo fazendo uma nova obra, quebrando todo o piso, etc. A solução para as manchas é mais simples: polimento de porcelanato.

Este será um post completo falando sobre o assunto, apresentando informações valiosíssimas sobre polimento de porcelanato. Tudo que você precisa saber. Leia até o final!

Por que o porcelanato pode ficar manchado e arranhado ao longo do tempo?

Tudo que vai pro chão da nossa casa quem aguenta é o piso.

Porém, nenhuma superfície é protegida 100% de tudo; mesmo que o material seja resistente, alguns produtos podem reagir e danificar o brilho do porcelanato. 

Você não sabe, mas alguns produtos de limpeza possuem ácido na composição podem facilmente manchar o piso, alimentos cítricos e ferrugem também.

Sem falar no transito intenso, como por exemplo o hall de elevador e arrasto de móveis que fazemos durante a faxina podem danificar, arranhar o piso e interferir diretamente no brilho da peça.

Sejam manchas ou arranhões, as soluções que você possui são: Mais cara e complexa, fazer uma obra e substituir o piso, ou mais barato e rápido, fazer o polimento do piso de porcelanato.

Como funciona o polimento de porcelanato?

As manchas, em geral são locais que foram atacados, portanto se olhássemos com um microscópio, poderíamos ver pequenas crateras quando compara aos locais polidos. Estas manchas se tornam mais evidentes quando a sujeira estaciona sobre estas micro crateras.

Todo o processo de polimento do porcelanato é feito com produtos e maquinários específicos para limpeza e remoção de manchas. Basicamente consiste em um esfolamento da superfície (como se fosse um esfoliamento de pele) onde será removido uma micro camada do piso trazendo de volta o brilho. Tudo isso sem gerar pó, olha que maravilha! Geralmente, ao finalizar também aplicado uma cera protetora que se funde com o piso, garantido durabilidade.

Basicamente é composto por três passos: limpeza, polimento e aplicação de ceras especiais.

A limpeza e o polimento acontecem por meio de uma máquina que faz a retirada da camada superficial do piso aplicando o pó de polimento, em seguida é reaplicado o impermeabilizante e a cera protetiva para reativar o brilho.

Existem equipamentos que podem medir o brilho de seu piso, geralmente um porcelanato intacto está com brilho superior a 80 pontos.

Na maioria dos casos, as manchas superficiais e riscos são completamente eliminados no polimento de porcelanato e o aspecto brilhante é devolvido ao material. O novo brilho é duradouro, como se fosse um novo piso, e a conservação vai depender de seu uso e manutenção.

O polimento de porcelanato é indicado para porcelanatos do tipo técnico, que já são polidos originalmente de fábrica, eu particularmente não recomendo o polimento em porcelanatos esmaltados ou acetinados, pois geralmente o brilho não é duradouro e o resultado não é satisfatório.

Por que contratar um profissional para fazer o polimento do porcelanato?

Após manchado ou arranhado o porcelanato possui três opções:

  1. Substituir o porcelanato, ou:
  2. Fazer o polimento de porcelanato, ou:
  3. Conviver com a mancha e se deparar com ela toda vez que você passar pelo local.

Adquirir um novo piso e fazer uma obra morando dentro do mesmo imóvel, não é economicamente viável, além de muito desconfortável. Entre o custo de fazer o polimento de porcelanato, e comprar um novo, muito menos custoso fazer o polimento.

O polimento de porcelanato, deixa seu piso novo de novo, em um processo consideravelmente rápido e econômico. Sua casa volta a ter brilho e ‘cara nova’ outra vez.

Outras dicas Importantes:

  • O processo de polimento é feito molhado e não gera pó dentro do imóvel;
  • Contrate um profissional que tenha o Medidor de Brilho, sem ele jamais saberá se o serviço ficou bom;
  • O polimento deve ser feito em toda a área, não pode ser feito apenas sobre a mancha, pois haverá diferença de tonalidade e brilho ao final do serviço;
  • Mantenha seu porcelanato longe dos produtos do tipo: Limpa alumínio, Vinagre ou limpa pedras ácido;
  • Evite manchas em porcelanato. Use sempre produtos específicos para este tipo de limpeza.

Mas lembre-se: o polimento deve ser executado por profissionais experientes usando equipamentos próprios. Fuja dos aventureiros e consulte a reputação do profissional que deseja contratar, também não caia na ideia de “faça você mesmo”, você pode acabar danificando seu piso e gerar ainda mais custos. Evite dores de cabeça!

contato-produtos-que-resolvem

Postado por: Vilmar Laureano - CEO da Produtos Que Resolvem ®