porcelanato-embacado-como-limpar

Porcelanato embaçado como limpar? Saiba porque acontece e como resolver.

Se você acaba de instalar o porcelanato polido em seu imóvel e agora notou que o piso está embaçado com aspecto engordurado, diferente da peça que você escolheu no mostruário da loja, saiba que seu porcelanato pode estar com cera protetora ou impregnado por excesso de impermeabilizante.

Muitos chamados em nosso Call-Center são de pessoas que procuram ajuda resolver o embaçado do porcelanato. Vou te explicar porque isso acontece e como limpar o porcelanato embaçado

Antes de mais nada, preciso te dizer que o porcelanato com cera protetora é diferente de porcelanato embaçado por excesso de impermeabilizante. Neste post eu vou te explicar por que isso acontece e como limpar o porcelanato impregnado e embaçado em ambos os casos. 

Meu nome é Vilmar Laureano – CEO da Produtos Que Resolvem®, leia esta matéria até o final e saiba as dicas que disponibilizo aqui com exclusividade. Confira!

Como identificar se meu porcelanato polido têm Cera Protetora ou impregnação por excesso de impermeabilizante?

Vamos lá, como mencionei, são duas coisas muito distintas, mas que causam um reflexo irregular no porcelanato polido.

Todo porcelanato polido, ao final da fabricação recebe um processo de impermeabilizante. Este impermeabilizante penetra e impregna dentro do material e passa a exercer a função de repelência aos líquidos.

A impregnação se dá dentro do material e portanto, por alguns fatores de compactação durante a fabricação, podem gerar uma espécie de névoa, embaçado ou aspecto engordurado, a chamada Baixa Negativa, por técnicos dos fabricantes.

Já a cera protetora do porcelanato, ou película, é aplicada após o processo de impermeabilização, não penetra no material e forma um filme sobre a superfície do porcelanato polido com a finalidade de proteção durante o transporte, já que ela evita arranhões. Esta cera também causa um aspecto embaçado no porcelanato. Mas então como identificar essa diferença? Tenho cera protetora ou um porcelanato embaçado pelo impermeabilizante?

A solução sobre como limpar o porcelanato embaçado depende da correta identificação da causa deste problema, então vou te dar um macete para descobrir se seu piso está sem brilho por causa da cera protetora ou embaçado pelo impermeabilizante aplicado no material. Leia até o final!

Como limpar Porcelanato polido com o reflexo embaçado por causa da Cera Protetora?

Já expliquei que a cera protetora não penetra no material, portanto, ao observar o porcelanato polido embaçado, se você avaliar o piso contra o reflexo da luz (olhe ao horizonte) você irá perceber que o piso pouco ou nada brilha, pois, a cera está sobre ele. Muitas vezes este filme protetor do porcelanato pode ser grosseiramente removido pela unha.

Como limpar a cera protetora na superfície do porcelanato polido?

Use um detergente alcalino apropriado para remoção deste tipo de resíduo em nossa loja recomendamos o Renovador de Porcelanatos Bellinzoni ou o produto Refine LP da Pisoclean!

Basta aplicar, deixar agir por 15 minutos, em seguida esfregar com Mop e Fibra branca. Pronto, vai sair todo excesso da cera sem danificar seu piso.

Como limpar o porcelanato polido com o embaçado, a chamada baixa negativa, causado durante o processo de impermeabilização?

Durante a fabricação, ao receber o impermeabilizante, a peça de porcelanato absorve o este poderoso impermeabilizante que se aloja no interior do material, como se fosse uma espoja molhada. É no momento da impregnação do produto que ocorre o aspecto embaçado ou engordurado, muitas vezes por alguma falha de qualidade neste processo. Ao contrário da cera, ao avaliar contra a luz (olhando ao horizonte) este tipo de problema permite que o porcelanato emita seu brilho natural, pois o excesso de impregnação é está localizado no interior da peça. No entanto o defeito fica mais evidente quando o porcelanato é observado de cima para baixo, perpendicular, condição em que as manchas causadas pelo excesso se evidenciam.

Porcelanato embaçado pelo impermeabilizante, como limpar?

Esta não é uma limpeza tão simples, contudo, diante do último lançamento da Bellinzoni, o produto Restaura Névoa está revolucionando o mercado.

Recomendamos que a remoção seja feita por um profissional do segmento, usando uma polidora de até 150 RPM, entretanto temos alguns relatos de que, pessoas comuns, usando uma enceradeira industrial de até 150 RPM têm conseguido ótimos resultados na eliminação do porcelanato embaçado.

Passo a Passo para limpar porcelanato embaçado usando o produto Restaura Névoa:

O Restaura Névoa da Bellinzoni deve ser aplicado sobre superfícies em porcelanato que estejam limpas, frias e secas. A aplicação requer que a área esteja livre de móveis para facilitar a movimentação da polidora ou enceradeira industrial durante o procedimento:

Vamos ao Passo a Passo completo para limpar o embaçado do porcelanato polido:

  1. Retire todos os móveis do ambiente;
  2. Lave todo o porcelanato com o Detergente Ultra Stripper diluído de 1:3, use o disco verde ou branco de acordo com a sensibilidade do piso. Remova toda a sujeira e quaisquer resíduos. Em muitos casos é necessário lavar de 2 a 4 vezes até que a água de enxágue fique translúcida;
  3. Enxague muito bem e seque o porcelanato;
  4. Agite o Restaura Névoa e espalhe uma quantia aproximada de 15ml (3 colheres) sobre a área a ser lustrada (a cada 2 m²) e umedeça um pouco com a ajuda de um borrifador de água. Proceda o lustro com máquinas polidora e disco branco. Passe em demãos cruzadas sobre o mesmo local (2 m²) até que o produto seque sobre o piso;
  5. Passe a máquina polidora, sem pesos adicionais, lentamente sobre a solução até a mesma ir secando e o produto suma na superfície. Use passadas cruzadas sobre o mesmo local (2 m²).

Vá conferindo a nitidez e brilho do porcelanato para determinar mais passadas de máquina ou maior utilização do Restaura Névoa até a obtenção da nitidez.

Após a aplicar o produto para tirar embaçado do porcelanato em todo o ambiente, recomendo que lave a área com detergente neutro para fazer a remoção dos resíduos de Restaura Névoa e neutralização de qualquer acidez residual.

Outras dicas Importantes:

  • Antes de limpar e tratar o porcelanato, identifique corretamente qual o problema de seu piso;
  • Havendo dúvidas, consulte nossa equipe de suporte técnico.

Espero que você tenha entendido como limpar porcelanato polido embaçado e quais os procedimentos para eliminar este tipo de problema. Havendo dúvidas, consulte nossa equipe, daremos todo o suporte técnico e entregamos estes produtos em todo o Brasil. Até o próximo Post!

contato-produtos-que-resolvem

Postado por: Vilmar Laureano - CEO da Produtos Que Resolvem ®