limpar-porcelanato-vinagre

Posso limpar porcelanato com vinagre?

Com a nova tendência na escolha do porcelanato para a composição dos pisos das casas, perguntas como essa acima podem ser bem comuns.

Mesmo que o porcelanato seja conhecido por ser muito mais resistente, e não apresente quase nenhuma possibilidade de absorção da água, saber como fazer a limpeza correta ainda é um ponto de interrogação. Este material, usado cada vez mais frequentemente em nossas casas, é considerado muito resistente e fácil de cuidar, mas geralmente surgem manchas e marcas contra a luz inexplicáveis.

Afinal, que produto usar sem que danifique o material? Como preservar a cor e brilho do porcelanato?

Para te ajudar, escrevi esse artigo respondendo as principais dúvidas sobre a limpeza do porcelanato com vinagre e opções de produtos para este fim.

Limpar porcelanato com vinagre - recomendado ou não?

Talvez a dica de limpar porcelanato com vinagre seja a mais comum que você encontra na internet, ou que já ouviu algum amigo dizer para você fazer.

“Por que você não limpa seu piso com vinagre? Eu vi na internet que dá certo.”

Bom, para começar, vou te ajudar a entender um pouco sobre o porcelanato.

O porcelanato é feito de uma massa composta porcelana e outros materiais mais nobres. Sua temperatura de fabricação chega a 1.200 ºC, o que lhe confere grande resistência e menor porosidade. São divididos em Porcelanatos polidos, técnicos e esmaltados.

A maioria dos porcelanatos utilizados na área interna das casas, são os porcelanatos polidos que o próprio nome já diz, pois recebe um polimento especial em sua superfície para aumentar seu brilho e reflexibilidade.   

Mesmo que o porcelanato seja muito mais resistente a reações químicas ou físicas, dependendo da substância, o mesmo pode sofrer danos tanto em sua estrutura, como em sua cor e brilho.

Uma das substâncias que podemos citar é o vinagre.

O vinagre é composto, basicamente, por ácido acético e a exposição contínua ou mesmo uma pequena exposição ao ácido pode danificar de forma irreversível.

Então como saber quando irá danificar? Impossível, possuímos centenas de fabricantes de porcelanatos e vinagres, com qualidades e concentrações diferentes no mercado. Portanto é impossível prever o resultado de todas as combinações entre variados porcelanatos e vinagres disponíveis no mercado.

Embora tenha alto poder limpador, o vinagre, com o tempo, poderá causar danos invisíveis e desgastes a superfície do porcelanato, por se tratar de um ácido. Os principais problemas são a perda de brilho, amarelamento, e manchas que se escurecem com o passar do tempo.

limpar-porcelanato-com-vinagre-mancha

Em geral as manchas causadas por vinagre ocorrem nos porcelanatos polidos e a perda de brilho e cor em porcelanatos que imitam madeira. As manchas e marcas nos porcelanatos polidos são visíveis geralmente contra a luz.

Vou fazer uma comparação simples. Compare o porcelanato à sua pele! Um porcelanato exposto ao vinagre terá a sujeira removida, mas também terá sua superfície corroída em micro poros. Nestes locais irá perder brilho e acumular sujeira dentro destes poros. Os poros irão reter sujeira e escurecer, dando impressão de mancha. Você limpa e logo em seguida as sujeiras se acumulam nos poros e a mancha voltará a surgir nos locais que tiveram exposição ao vinagre.

Portanto, não, se você deseja manter seu porcelanato com aspecto de original e novinho em folha, não é recomendado o uso de vinagre para fazer a limpeza.

O que usar para fazer a limpeza do porcelanato? Leia até o final.

A melhor recomendação é utilizar um produto específico para a limpeza do material, leia até o final deste post e eu vou te dar a dica de produtos incríveis.

Geralmente, os produtos feitos especialmente para a limpeza de cerâmicas e porcelanatos, contêm fórmulas especiais para fazer uma limpeza profunda, sem danificar em nada a superfície do piso.

Um exemplo disso, é a linha para porcelanatos e cerâmicas da Pisoclean.

A primeira indicação para substituir o vinagre e fazer uma limpeza profunda, é utilizar o Desincrustante LP da Pisoclean. Este produto irá limpar o porcelanato que estiver muito sujo, encardido, com resíduos de pós-obra ou já com muitas manchas de sujeira.

Limpa o piso e os rejuntes, sem agredir o revestimento, não tem cheiro e ainda é biodegradável. O Desincrustante LP irá limpar muito mais que o vinagre e não irá causar dano no porcelanato, vai por mim, são dezenas de atendimentos em nossos canais para os clientes que procuram solução para porcelanatos danificados por vinagre, Veja, Limpa Alumínio e Limpa Pedras.

Então, para entender: Para fazer a limpeza diária (essencial para a manutenção da estética do porcelanato), você pode utilizar o detergente neutro Limpeza Diária LP da Pisoclean.

Se você preferir comprar o kit de limpeza profunda, de rejuntes, e o limpeza diária, sai mais em conta e oferece a solução completa de limpeza.

Vou escrever abaixo uma tabelinha infalível para você limpar o porcelanato, sem danificar: 
 

  • Tipo de Sujeira
  • Remova com:
  • Perda de Brilho
  • Avalie em contato com nossos técnicos

 

Ao buscar formas de como limpar porcelanato, não arrisque fazendo uso misturas caseiras.

Cuidados gerais ao fazer limpeza de porcelanato.

Lembre-se, apesar de utilizar os produtos certos para a limpeza, é necessário que alguns cuidados sejam tomados:

  • Na limpeza diária, procure utilizar sempre uma vassoura de pelos macios, Mop Pó ou o aspirador que tenha em seu bico uma escova, para evitar arranhões no piso.
  • Evite utilizar panos muito encharcados com água, torça bem o pano e deixe-o apenas úmido para a limpeza. Isso previne o encardimento de rejuntes.
  • Evite derramar diretamente sobre o piso qualquer substância para fazer a limpeza. Mesmo que seja um sabão neutro, antes dilua em um recipiente  e em seguida aplique sobre o piso.

Fique atento, um porcelanato danificado e com os poros abertos, somente recupera seu brilho mediante polimento profissional. Trabalho caro e que gera muito desconforto para o proprietário da casa.

Lembre-se: é melhor fazer a limpeza com produtos que resolvem, do que utilizar técnicas incertas, que podem gerar danos sem volta. Seguindo essas recomendações, e evitando limpar porcelanato com vinagre, você garantirá por muito mais tempo a estética e brilho do material. Vale a pena cuidar bem do piso da sua casa, mantendo assim sempre seu lar bonito e arrumado, sem dor de cabeça e necessidade de repolimento profissional do piso.

Saiba outras dicas para limpeza de porcelanato. Em caso de dúvidas, faça contato com nossa equipe técnica através de nossos canais de atendimento. Espero ter te ajudado com este post

contato-produtos-que-resolvem

Postado por: Vilmar Laureano - CEO da Produtos Que Resolvem ®

_____________________________________________________________________________________

Confira os produtos testados e citados neste Post