como-usar-peroxido-de-hidrogenio-para-piscina

O que você precisa saber na hora de usar o Peróxido de Hidrogênio para Piscina.

Nesse artigo, vou te explicar tudo que você precisa saber na hora de usar o Peróxido de Hidrogênio para piscina em sua casa. Falaremos sobre as dúvidas mais comuns na hora de usar este poderoso produto.

Mesmo nos rótulos mais completos você não possui informações tão detalhadas como as que vou descrever aqui.

Se você nunca usou este produto, e já viu por ai várias informações controversas, leia este post até o final onde vou dividir com você detalhes que busquei diretamente na fábrica. Conversei com os melhores químicos para desmistificar o  Peróxido de Hidrogênio.

Então vamos lá, saiba todos os macetes!

O que é e qual a finalidade do Peróxido de Hidrogênio?

O Peróxido de Hidrogênio, também conhecido como água oxigenada é um composto químico oxidante para águas das piscinas. Sua formulação é a mesma que da água comum, apenas acrescida de um átomo de oxigênio (H2O2). E é isto que explica o nome “água oxigenada“.

Muito usado nos salões de beleza pois sua ação oxidante tem uma um efeito bem característico nos fios de cabelo.

Mas e na piscina? Pra que serve o Peróxido de Hidrogênio?

A água oxigenada pode ser fabricada com diversas concentrações, e uma delas, é o ideal para piscinas. O Peróxido de Hidrogênio  tem um efeito rápido e incomparável na eliminação da tonalidade escura de piscinas com água rica em metais. Atua na eliminação de matéria orgânica natural, oleosidades, compostos nitrogenados, oxidação de metais de água de poço artesianos, minas, e águas abastecidas por caminhões tanques.

Durante nossos testes, foi incrível, percebemos que o peróxido age extremamente rápido e você pode observar o efeito dele em poucos minutos!

O Peróxido de Hidrogênio faz mal para a saúde? Existe contraindicação?

Em tese não existe qualquer contraindicação desde que o produto seja usado nas proporções recomendadas. Não causa qualquer mal aos banhistas.

Porém durante a aplicação deve ser manuseado com cuidado e somente por adultos. Tem um alto poder de oxidação e corrosão e por isso deve ser manipulado com bastante cuidado e atenção para evitar respingos, derramamento, etc. Use sempre luvas e óculos de proteção ao fazer a manipulação.

O Peróxido de Hidrogênio não é in­flamável, mas sendo um oxidante poderoso há perigo de decomposição quando exposto ao calor ou em contato puro com matérias orgânicas, combustíveis, tecido, madeira, couro, solventes orgânicos, etc.

Portanto, a maior cautela, deve ocorrer antes da utilização, ou seja, em seu armazenamento, transporte e manuseio. Após diluído e aplicado na piscina ele se torna mais um composto para tratamento da água e não implica em riscos para graves para a saúde do banhista.

Posso usar o Peróxido de Hidrogênio conjuntamente com o Cloro?

O Peróxido de Hidrogênio tem poder de oxidação maior que o cloro, portanto ele irá consumir seu residual e a piscina estará sujeita a reações químicas indesejáveis. Veja o caso ocorrido nas Olimpíadas de 2016, onde foi usado os dois produtos conjuntamente e a água ficou verde. Portando não indicamos o uso de Cloro e Peróxido de Hidrogênio juntos na água da piscina.

O cloro só pode ser usado na piscina uma semana depois de tratado com o Peróxido de Hidrogênio. Se usados conjuntamente a água poderá adquirir a coloração esverdeada. Porém o Peróxido de Hidrogênio não substitui o cloro no processo de sanitização da água.

O ideal, após usar o Peróxido de Hidrogênio, manter a sanitização e o tratamento da piscina sem cloro, por exemplo: desinfecção ultravioleta, ozônio, produtos sem cloro, etc.

Vantagens do Peróxido de Hidrogênio em relação ao Cloro na limpeza dos metais:

  • maior poder de oxidação, apresenta resultados mais rápidos e surpreendentes;
  • Remove ferro e manganês com maior facilidade que os derivados clorados;
  • Tem menor dependência do pH para oxidação;
  • Não gera subprodutos nocivos durante a oxidação. O hidrogênio decompõe-se gradualmente liberando moléculas de oxigênio e água, que são inofensivos com a natureza.

Como usar o Peróxido de Hidrogênio para piscinas e qual quantidade devo aplicar?

A primeira coisa que devemos saber é se a água da piscina de fato possui metais, se não, de nada vai adiantar a aplicação do Peróxido de Hidrogênio, pois essa é a sua principal função.

Minha piscina possui excesso de metais?

Você tem macetes para testar e verificar se sua piscina possui metais. Faça o Teste do Copo:

  1. Use um copo plástico descartável branco para coletar água da piscina;

  2. Adicione uma colher de sopa de cloro em meio copo de água;

  3. Aguarde cerca de uma hora;

  4. Verifique a cor da água para saber qual metal está presente na água;

    Em geral, se houver metais, a água irá mudar de cor ou apresentar sólidos decantados no fundo do copo.

  • Água Amarelada ou marrom, indica a presença de ferro.
  • Água Verde ou azul escuro, indica a presença de cobre ou manganês.

Após identificar que há metais na água, podemos aplicar Peróxido de Hidrogênio na água escura da piscina e vamos observar a reação do produto na água.

Lembrando que o Peróxido de Hidrogênio para piscinas somente é eficaz se piscina estiver com o pH e a Alcalinidade Total equilibrados dentro das faixas requeridas. Meça a e equilibre estes parâmetros antes de aplicar o produto.

Então o próximo passo é prevenir-se minimamente com uma luva e óculos para evitar “queimaduras” com o produto. Fazer a diluição correta, indicada no rótulo e aplicar.

Vamos ao Passo a Passo detalhado sobre como usar o Peróxido de Hidrogênio:

  1. Verifique o nível do pH e o nível de alcalinidade da água. Corrija se os intervalos estiverem fora do ideal.
  2. Ligue o sistema de filtração e coloque na posição filtrar;
  3. Retire um pouco de água da piscina em um balde plástico e adicione o Peróxido na dosagem recomendada e misture bem;
  4. Distribuir na superfície da piscina o produto homogeneizado e deixe filtrar de 4 a 6 horas;
  5. Para completar a manutenção e o tratamento use produtos de piscina sem cloro (recomendado) ou volte a usar cloro somente uma semana depois.

A proporção recomendada, geralmente, é de a cada 1.000 litros de água, utilize 100ml de Peróxido de Hidrogênio. Se possível, aguarde cerca de 8 horas pela decantação e aspire o fundo da piscina.

Como falei, estas são as informações mais importantes passadas pelo maior fabricante deste produto no Pais, a Maresias Quimica do Brasil, portanto espero ter contribuído acrescentando informações novas e importantes. Outros detalhes sobre como usar o Peróxido de Hidrogênio para Piscinas podem ser obtidos através de contato em nossos canais, que são: WhatsApp, Chat, ou Tele atendimento. Obrigado e até a próxima!

contato-produtos-que-resolvem

Postado por: Vilmar Laureano - CEO da Produtos Que Resolvem ®

_____________________________________________________________________________________

Saiba mais e como comprar o Peróxido de Hidrogênio