como-tirar-mancha-do-vaso-sanitario-rapidamente-sem-danificar

O que avaliar ao contratar um profissional para polimento de mármore?

O mármore é um revestimento sinônimo de requinte e nobreza, embora muito bonito este material é muito macio, sensível e poroso.  Por este motivo, em algum momento, você percebe a perda de brilho, arranhões e então decide revitalizar o polimento do mármore.

Neste contexto, contratar um profissional adequado para o serviço e para suas expectativas é fundamental.

Afinal, o polidor será responsável por colocar a mão na massa e te devolver o mármore tão bonito quanto foi instalado. Além de capacitado em polimento de mármore o profissional deve ser confiável e responsável, como qualquer outro trabalhador que for atuar dentro de seu imóvel.

Então o que exatamente eu devo levar e consideração na hora de contratar um profissional para polimento de mármore? Como me proteger contra os “profissionais” aventureiros? Leia este post até o final e vou te explicar os passos para você analisar antes de escolher o profissional para trabalhar em sua obra!

1. Procure por indicação de amigos conhecidos

Nesta hora, pedir indicação entre nossos conhecidos é muito comum e pode ajudar sim. Porém, é importante lembrar que cada serviço de polimento do mármore possui exigências diferentes e até os maquinários podem ser diferentes. O profissional perfeito para seu amigo pode não ser a melhor opção para você... Portanto usar indicações é apenas o primeiro passo.

2. Avalie referências de trabalhos anteriores

Um bom profissional geralmente possui canais de divulgação do seu trabalho.  Recomendo que consulte o site, Facebook e Instagram, quando houver.  Avalie serviços em condições similares aos teus.

Vá além das fotos dessas obras e, quando possível, entre em contato com os contratantes anteriores e obtenha mais informações sobre o trabalho. Neste tipo de contato, além de saber sobre o polimento de mármore realizado, procure saber informações sobre a responsabilidade, prazos, comportamento, entre outros. 

3. Procure saber a especialidade do profissional que irá fazer o polimento do mármore em sua casa

Imagine quantos tipos de revestimento temos no mercado: Mármore, granito, porcelanato, concreto e por aí vai.

O profissional polidor pode atuar em apenas alguns revestimentos ou todos os tipos de superfície. Os vários tipos de trabalho exigem equipamentos e técnicas diferentes, mas sempre haverá uma especialidade maior. Quanto mais especializado for o profissional, maior a chance de você ficar satisfeito na hora de receber o serviço do polimento de mármore.

4. Compare o preço do profissional com o preço praticado no mercado

Geralmente os preços variam entre as regiões, procure saber o preço do serviço em sua cidade. Faça uma pesquisa e descarte aqueles profissionais muito baratos. Já explico:

- Profissionais que se propõem fazer um polimento de mármore muito barato irão pular etapas para fazer o serviço mais rápido ou irão usar insumos e materiais de baixa qualidade e pouca durabilidade em sua obra. Descarte, “quando a esmola é demais até o santo duvida...”

- Profissionais muito caros, estes não descarte de imediato, procure saber qual é o diferencial no serviço dele que justifique o preço acima do mercado. Vai por mim, às vezes as justificativas são reais e vale a pena pagar por elas.

- Profissionais com preço na média – Estes também valem uma boa sondada para então seguir com a escolha do polidor apto para fazer o polimento de mármore em sua casa.

5. Sugira ao prestador para fechar o serviço usando um contrato

O contrato, por mais simples que seja, é muito valioso para ambos os lados. Dessa forma você pode assegurar prazos, insumos a serem usados na obra, dentre outras coisas.

Mas como estamos falando de resultados estéticos, e que são subjetivos, é importante ter muita sensatez neste tipo de avaliação. É possível medir o brilho de uma superfície antes e depois de fazer o polimento do mármore, portanto essa é uma boa forma para estabelecer este critério de avaliação na hora de receber o serviço.  Se o profissional não possui um aparelho medidor de brilho, nem contrate para fazer seu serviço.

A Durabilidade não se pode prever com exatidão neste tipo de serviço pois depende diretamente da manutenção e uso do local e isso não é responsabilidade do prestador. Para obter maior durabilidade você pode contatar o serviço e exigir produtos de qualidade em sua obra.

6. Certique que em sua obra sejam aplicados insumos de qualidade

Este tópico quase poderia estar dentro dos tópicos anteriores, mas eu decidi falar especificamente sobre ele por que os materiais e insumos aplicados no polimento do mármore implicam diretamente no resultado final e na durabilidade do brilho.

Exija aplicação de insumos de qualidade, verifique durante a obra se os produtos são os mesmos produtos concordados no momento da contratação do serviço.

Espero que estas dicas te ajudem na escolha do profissional que executará o polimento de mármore em seu imóvel. Caso este assunto interesse à outras pessoas ou possa ajudar seus amigos, compartilhe este post nas suas redes sociais e espalhe essas dicas! Obrigado e até a próxima.