como-limpar-pedra-hijau-e-deicar-com-efeito-molhado

Como limpar o revestimento de pedra hijau e deixar com  "efeito molhado" permanante?

Por ser um revestimento natural, a Pedra Hijau possui uma composição mineral que cria tonalidades exóticas na cor verde e até acobreada. De origem vulcânica, ela possui propriedades terapêuticas e por isso é usada em piscinas com intuito de produzir sensação de bem-estar e prazer inigualável, o que torna a Pedra Hijau ainda mais especial. Dessa forma essa rocha vulcânica tornou-se a “queridinha dos arquitetos” para projetos modernos de piscinas, sauna, SPA e ambientes de relaxamento. 

Mas como Como manter um efeito molhado mesmo quando a pedra está seca? Como limpar a Pedra Hijau sem afetar sua tonalidade? Como manter viva essa cor tão exótica? Leia este post até ao final e saiba os principais macetes para recuperar a cor e cuidar deste tipo de revestimento.

Então vamos lá!

Manter a coloração esverdeada da Pedra Hijau começa na limpeza pós obra. Saiba os produtos mais indicados.

Durante o assentamento da pedra hijau usa-se pouco rejunte para este tipo de revestimento, podendo ser de diversos tipos: Rejunte Argamassa, Flexível, Resinado, Acrílico ou o rejunte Epóxi. A limpeza pós obra da pedra hijau requer alguns cuidados para evitar que a pedra fique ainda mais esbranquiçada.  

Para fazer a limpeza pós obra da pedra hijau recomendamos o(s) seguinte(s) produto(s).

  • Restos de obra, argamassa, rejunte (flexível ou resinado), dentre outros: Use o produto Desincrustante LP que limpa sem danificar o revestimento.
  • Para tirar restos de rejunte epóxi ou acrílico, recomendamos usar o Removedor de Epóxi LP da Pisoclean, que irá amolecer o rejunte e facilitará a limpeza sem necessidade de usar produtos do tipo Limpa Pedras ácidos, que podem corroer o revestimento.

O "Pulo do Gato", minha pedra hijau está esbranquiçada e opaca nos locais que não tem contato com água. O que devo fazer?

No mercado brasileiro o importador mais conceituado é a Palimanan, entretanto independente do importador, após instalada a pedra hijau adquire uma cor muito viva nos locais onde está molhada e uma cor opaca nos locais secos. Conforme relata o Thiago da Polimax Conservação de Ambientes, renomada empresa da cidade de Cachoeiro do Itapemerim - ES, este esbranquiçado muitas vezes desagrada ao proprietário do imóvel,  por isso vou indicar o “pulo do gato” para resolver este problema. Leia até o final!

efeito-molhado-pedra-hijau

Após a limpeza dos resíduos de obra, aguarde que o revestimento e rejuntes sequem por 24 horas e então você deverá fazer a aplicação de um impermeabilizante tonificador. O impermeabilizante promove proteção contra manchas mas também cumpre a função adicional de ativar a cor e  confere o "efeito molhado" permanente ao material.

Utilizando um rolo de espuma, aplique em duas demãos cruzadas no intervalo de 1 hora entre cada uma delas, uma fina camada do Impermeabilizante Idea Dark, e pronto!

O impermeabilizante terá um rendimento aproximado de 8  por litro, quando aplicado na pedra rústica. O local estará livre para circulação de pessoas cerca de 3 horas após a última demão, porém poderá ser molhado apenas 24 horas depois.

Faça você mesmo. Assista ao vídeo e veja o resultado de todas informações que trago aqui.

Infelizmente os revendedores da pedra hijau, muitas vezes, não sabem indicar como fazer a limpeza pós obra e ativar a cor deste revestimento. Siga as dicas acima e elimine o esbranquiçado mantendo o efeito molhado permanente.

Vantagens em usar o Idea Dark para proporcionar o "efeito molhado" na Pedra Hijau:

  • Fácil de usar, faça você mesmo(a);
  • Baixo custo, qualquer pessoa consegue um ótimo resultado sem a necessidade de contratar um profissional;
  • Este procedimento pode ser aplicado em todo tipo de ambiente e não deixa o piso escorregadio, apenas imprime o “efeito molhado” permanente.
  • Duração superior a 3 anos nos testes executados, mas claro, depende um pouco da qualidade da rocha e do ambiente que ela está inserida.

Outras dicas Importantes:

  • Antes de fazer a ativação da cor em todo o piso, faça o processo completo em uma ou duas peças. Assim você avaliar o resultado na rocha que está instalada em sua casa;
  • Evite excessos do impermeabilizante durante a aplicação;
  • Havendo dúvidas, consulte nossa equipe de suporte técnico.

Minha pedra hijau está linda, como faço a limpeza e manutenção dela?

Após impermeabilização da pedra hijau, fica muito mais fácil fazer a limpeza e manutenção sem que ocorram manchas. Para fazer a limpeza use os produtos indicados abaixo:

  • Limpeza diária e comum no dia a dia – Detergente Neutro Tratto diluído 1:8, este detergente vai limpar sem causar manchas ou danificar sua pedra. Saiba mais sobre o Tratto.
  • Limpeza Pesada e profunda – Removedor LP diluído 1:10, este detergente de limpeza pesada remove sujeiras impregnadas ou oleosidades superficiais. Ideal para saunas, área de churrasqueiras, ou manutenção profunda periódica sem agredir o impermeabilizante aplicado no revestimento. Saiba mais sobre o Removedor LP.

 
Jamais use: Sabão em pó, Veja, Azulim, produtos do tipo multiuso, limpa alumínios, Limpa Pedras ou vinagre. Todos podem corroer a “pedra hijau” ocasionando manchas, esbranquiçados e encardimentos, muitas vezes irreparáveis.

Espero que tenha gostado. Coloque a mão na massa sem a necessidade de contratar um profissional e obtenha o “efeito molhado” desejado na pedra hijau. São 10 anos de experiência, usando e testando produtos para obter bons resultados. Confira abaixo alguns produtos citados neste post e que vão te ajudar nesta tarefa, também não se esqueça de contar para a gente o resultado obtido em sua casa.

contato-produtos-que-resolvem

Postado por: Vilmar Laureano - CEO da Produtos Que Resolvem ®

_____________________________________________________________________________________

Confira alguns produtos usados para fazer este Post