Saiba como evitar desgastes e manchas em pedras de mármore e granito.

fatores-que-podem-danificar-superficies-de-marmore-e-granito

Mármore e granito são excelentes materiais para aplicação ornamental, seja em pisos, paredes ou bancadas, proporcionam ao ambiente uma estética sofisticada e moderna.

Resistentes e duráveis, ambos se mostram de fácil limpeza e conservação, todavia, alguns descuidos com práticas cotidianas podem acabar danificando a superfície destas pedras.

Além da limpeza rotineira, que pode ser feita com um pano umedecido e detergente neutro para remover a sujeira superficial, deve-se ter muito cuidado com determinadas substâncias que podem ocasionar manchas, bem como, com os produtos utilizados para sua higienização.

Tanto o mármore quanto o granito, absorvem facilmente líquidos derramados sobre eles, o que os tornam mais vulneráveis em ambientes externos e de grande movimentação, bem como, quando presentes em bancadas, cozinhas e banheiro.

Pedras de cor escura se mostram mais suscetíveis a riscos, ao mesmo tempo que, as de cor clara, mais frágeis quanto as manchas.

Óleos e gordura são grandes inimigos destas pedras, pois se mostram um dos principais motivos para o surgimento de manchas, entretanto, café, refrigerante, vinho e líquidos de tonalidade intensa, da mesma forma podem causar marcas.

Muitas pessoas acabam se descuidando também quanto as pontas de cigarro, objetos ferrosos, e o xixi de cachorro, fatores estes que, igualmente podem danificar a aparência dos materiais.

Porém, utilizar vinagre, limpadores ácidos, água oxigenada, ou qualquer outro produto abrasivo é um grande erro, pois os mesmos provocam desgastes e abrem os poros da pedra, prejudicando permanentemente o brilho natural e conservação do mármore e granito.

Por este motivo, risque de sua lista produtos como limpa pedras, limpa alumínio, água sanitária, saponáceo, soda cáustica, e qualquer outro que seja corrosivo ou possua princípio ativo ácido.

Para prevenir manchas em revestimentos de pedra, faça a correta impermeabilização do mármore e granito e proceda a limpeza com limpadores e detergentes apropriados.

Jamais utilize itens de limpeza não específicos para mármore ou granito, pois de certo irão desgastar suas superfícies, tornando-as opacas, envelhecidas, e possivelmente com marcas não mais removíveis.

Gostou da nossa dica? Então veja mais em nosso blog e saiba mais práticas e produtos eficientes para a conservação e limpeza dos mais diversos materiais e superfícies.

contato-produtos-que-resolvem

Postado por: Vilmar Laureano - CEO da Produtos Que Resolvem ®